Cultura Popular
A cultura popular representa um conjunto de saberes determinados pela interação dos indivíduos. Ela reúne elementos e tradições culturais associados à linguagem popular e oral.
Assim, a cultura popular inclui o folclore, o artesanato, as músicas, as danças, as festas, dentre outros.
O folclore, utilizado como sinônimo da cultura popular, é composto por um conjunto de lendas e mitos transmitidos entre gerações e representam a herança cultural e social de um povo.
Vale observar que o termo cultura é muito amplo e reúne comportamentos, símbolos e práticas sociais. Trata-se, portanto, de um conjunto de fatores que compõem uma sociedade, como, por exemplo, saberes, crenças, costumes e tradições de determinado povo.
Destacam-se literatura, música, teatro, dança, culinária, religião, etc.
Cultura popular brasileira
A cultura popular brasileira reúne um conjunto de lendas, mitos e tradições do país, que estão calcados na história e na miscigenação de culturas, das quais se destacam: a portuguesa, a africana e a indígena.
Conheça exemplos de cultura popular que se destacam em cada área.
Cultura popular e cultura erudita
O termo “popular” faz oposição ao termo “erudito”. Na cultura popular, as tradições são realizadas pelo povo, que participa de forma orgânica e ativa, sendo, portanto, formadas de maneira espontânea.
Já a cultura erudita, considerada “superior”, é eleita como a mais “culta”. Ou seja, ela é produzida e apreciada por indivíduos que possuem maior poder aquisitivo (elite) e por isso, é mais restrita.
A cultura erudita, diferentemente da cultura popular (que se forma pela convivência das pessoas), é elitizada e demanda estudos.
Ela é associada aos museus, bibliotecas, teatros, centros culturais, apresentações de música erudita e de música clássica, como, por exemplo, as óperas.
Devemos lembrar que nenhuma cultura é superior à outra. Cada uma carrega suas heranças culturais e sociais, que se desenvolvem segundo diversos fatores que envolvem a diversidade cultural.
Cultura popular e cultura de massa
A cultura de massa, também chamada de “cultura pop” corresponde àquela realizada pela indústria cultural e veiculada nos meios de comunicação de massa.
Ambas estão associadas à sociedade contemporânea industrializada, ou seja, à produção industrial capitalista.
Nesse sentido, a arte e a cultura são produzidas de modo “artificial” para atrair as massas, e com o intuito principal de gerar lucro.
Assim, na cultura de massa os produtos culturais e artísticos são mercantilizados, diferentemente do que acontece na cultura popular, que surge da interação do povo e não é imposta pela indústria cultural