Encontro Estadual de Afoxés celebra 20 anos com cortejo e homenagem em Olinda.

Psicanalista Clinico: Dr. Ivan Dantas (Bábáláwò Ifágbèmí)

O evento aconteceu, as 17h desta Quarta-feira de Cinzas (26), na Igreja do Guadalupe. Centenário da morte da matriarca do candomblé pernambucano é lembrado.

O Encontro Estadual dos Afoxés completa 20 anos com cortejo pelas ladeiras do Sítio Histórico de Olinda nesta Quarta-feira de Cinzas (26). A concentração está marcada para começar às 17h, em frente à Igreja de Guadalupe.

O encontro presta homenagem ao centenário de morte da ialorixá Ifá Tinuké, a Tia Inês, que fundou o Obá Ogunté, primeiro terreiro de candomblé de Pernambuco, atual Sitio de Pai Adão, no bairro de Água Fria, na Zona Norte do Recife.

Para o responsável pelo Afoxé Olafin Oyó e presidente da União dos Afoxés de Pernambuco, Fabiano Santos, o momento é de reverenciar a memória de Tia Inês. “Ela é a resistência negra, trouxe na palma da mão, da África, a semente do baobá que deu origem ao terreiro”, afirmou.

Fundadora do Sítio de Pai Adão é homenageada no cortejo — Foto: Fundarpe/Divulgação

Os afoxés levam elementos do candomblé para a festa de rua. Nove afoxés saem em cortejo pela Rua de Nossa Senhora do Guadalupe, passando pelas ruas do Amparo, Treze de Maio, São Bento, Quinze de Novembro, encerrando no Mercado Eufrásio Barbosa.

Além do Afoxé Olafin Oyó, que é sede de um dos polos do carnaval de Olinda, participam também os afoxés Obá Airá, Filhos de Airá, Ara Omin, Povo de Ogunté, Omo Obá Dê, Alafin Orquestra Do Axé e Filhos de Xangô.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo