Babalorixá Jorge D Tempo realiza a maior festividade ao Nkisi
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Kitembo e ao Orixa Oxossi no RJ .
O Abassa de Tempo, não tinha mais espaço para acomodar a grande quantidade de convidados , mesmo
com o forte calor , para as festividades comemorativas ao Nkise Kitembo e ao Orixá Oxossi. Com a casa
toda ornamentada , e os filhos de santos preparados , a recepção não deixou a desejar , pois todos
foram recebidos com carinho e sob forte emoção .
Houve uma época em que as Diembu bantu (tribos bantu) sofreram com a morte principalmente de crianças, e
as mulheres com hemorragia não conseguiam parir.
O Sobá (rei) então procurou o Nganga ua Ngombo (adivinho) e sugeriu que fizesse uma consulta através do
minenge wa ngombo (cesto da adivinhação) para saber o motivo daquele sofrimento.
Nganga então obteve a resposta, as tribos bantu estavam sendo atacadas por mbungula (espíritos trevosos) e
que deveriam prestar culto ao Nkisi kitembu (nkisi da hemorragia da vida e da evolução) para que a vida
voltasse ao seu ciclo natural, e o sobá imediatamente reuniu todas as tribos bantu que fizeram grande oferenda
ao nkisi kitembu e da terra brotou um pó branco “pemba” que até hoje podemos ver em barrancos.
Pemba é o espirito do grande pai de todas as tribos bantu “nkuku a lunga” e esfregaram ao corpo aquele pó
branco ficando livre de qualquer maldade e assim o povo bantu cresceu por toda a áfrica, e em homenagem ao
nkisi kitembu levantaram um mastro bem alto com uma bandeira branca na ponta simbolizando “pemba” que
quando balança com o vento mostra a direção que o povo bantu deve seguir para não ter sofrimento. Kitembu é
simbolizado por uma grelha (suplicio, sofrimento) uma escada (crescimento, evolução) uma seta que aponta o
duilo (fazendo uma ligação entre o céu e a terra), um ancinho instrumento agrícola próprio para juntar palhas
(restos do suplicio humano) cabaça (masculino e feminino como conta a criação).
“Oxóssi é considerado um orixá da mata que tem sobre o seu domínio o arco e a flecha. Apesar de muito
simples, esta imagem estabelece uma rica teia de interpretações que viabilizam a mitologia e a importância de
Oxóssi para as várias manifestações religiosas de cunho afro-brasileiro. Pelo fato de portar armas, este orixá
tem vinculação direta com a vida e a busca pela sobrevivência. Em suas representações, a utilização das armas
remete prontamente à caça, um dos meios fundamentais da sobrevivência humana. Sob a perspectiva histórica,
o culto a Oxossi estaria relacionado às famílias reais que controlavam a antiga cidade de Kêto. “Oxóssi domina
as matas e o meio ambiente, equilibrando os ecossistemas através de sua ligeireza, astúcia e sabedoria. Sábio
e poderoso, o orixá é associado à Lua, afinal, a noite é o seu melhor momento para caçar. Ele também
representa a fartura, lutando em defesa daqueles que lutam pelo seu sustento e de sua família. Segundo a
lenda, ele é o responsável por prover as refeições dos seres humanos, sempre auxiliando os que buscam suas
bênçãos. O símbolo do orixá das matas é uma árvore de sete ramos, encimada por um pássaro, essência da
força da árvore. Sua ferramenta é o arco e a flecha.
Pai Jorge de Tempo muito emocionado agradeceu a presença de todos que compareceram para serem
abençoados por estas divindades sagradas. Após as festividades um delicioso jantar aos convivas, tais como:
iguarias, sobremesas, doces, bebidas e lembrancinhas.
Pai Jorge disse aos presentes : “ Nkisi Kitembu beka muvó “ ( Divindade de Tempo abençoe a todos )
E Nzambi Ngunzu um kukaiela ( Deus nos dê forças para seguirmos ) !
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FOTOS E TEXTO : AGEN AFRO