Como eu descrevi no post sobre “A importância dos Orixás nas profissões”, os Òrìsà’s (Orixás), segundo a cultura yorubá, influenciam em nossas características e temperamentos pessoais. Então, para homenagear as crianças, relacionei abaixo a personalidade de cada uma segundo o arquétipo de cada Òrìsà.

0GÚN – OGUM: Por ser líder nata a criança de Ogum faz sempre sucesso quando chega a qualquer lugar. Conquistadora e solidária, essa criança é independente e sabe bem o quer. Amiga verdadeira. Deve ter cautela com o seu destemor, franqueza em excesso e impulsividade.

ÒSÓÒSÍ – OXOSSI: A criança de Oxossi é alegre, espontânea e habilidosa. Muito curiosa esta criança precisa de atenção dobrada, pois adora mexer em tudo. Determinada em atingir seus objetivos. Deve ter cautela pela ingenuidade e instabilidade quanto às opiniões.

LÓGUN ÈDE – LOGUM EDÉ: Muito sensível, a criança de Logum Edé mostra cedo sua tendência para as artes. Bastante sociável, essa criança faz amizade com rapidez e encanta seus amiguinhos com seu bom humor. Deve ter cautela com a insegurança e dependência de opinião dos outros.

ÒSÁNYÌN – OSSAIM: A criança de Ossaim é muito observadora. Dotada de grande imaginação, ela é capaz de brincar e se divertir sozinha. Em grupo, interage bem sendo a mentora das brincadeiras de maior gosto do grupo. Reservada e tímida, deve ter cautela para não se isolar demais.

ÒSÙMÀRÈ – OXUMARÊ: Bastante sensível, a criança de Oxumarê sabe quando um amigo precisa de apoio. Dotada de criatividade, surpreende a todos com suas invenções. Escreve muito bem. Deve ter cautela com a falta de controle ao ser contrariada ou ao ser submetida às regras.

OMOLU, OBALÚWÁIYÉ: Esta criança é agradável, educada e boa de papo. É mais madura do que as outras crianças. Gosta de organizar seu pequeno mundo a uma certa rotina. Deve ter cautela pelo jeito autoritário e crítico ao lidar com opiniões divergentes da sua.

NÀNÁ – NANÃ: Sossegada e calma, a criança de Nanã não gosta de brincadeiras violentas. Organizada e metódica, não gosta que mexam nas suas coisas sem permissão. Paciente, gosta de ensinar aos menores. Deve ter cautela pela dependência sentimental dos pais e pelo lado inflexível.

YEMOJÁ – YEMANJÁ: Encantadora e extrovertida, a criança de Yemanjá esbanja simpatia. Arteira, adora brincar até não aguentar. Gosta de estar rodeada por muitos amiguinhos. Muito inteligente e esperta. Deve ter cautela com o ciúme em excesso e o nervosismo que acabam gerando briguinhas bobas. Sua indecisão a deixa vulnerável.

ÒSUN – OXUM: A criança de Oxum encanta a todos com seu jeito gracioso, meigo, doce e muito charmoso. Muito comilona, adora experimentar incrementar seus lanches. A cautela com esta criança está em não melindrá-la, pois quando ela sente-se magoada torna-se arredia e de pouca conversa.

YÁNSÀN – YANSÃ: A criança de Yansã é sempre alegre, conquistando a todos rapidamente. Ela é alto-astral, divertida e criativa. Intuitiva, consegue descobrir os segredos mais bem guardados. A cautela com esta criança está em não desafiá-la, pois quando isso acontece, ela se transforma em uma criança agitada e combativa.

SÀNGÓ – XANGÔ: A criança de Xangô é tão popular e irradia tanta energia, que todo mundo quer se aproximar dela. Não gostam de cumprir algumas tarefas, aliás prefere inspecioná-las. Ela gosta de ser o centro das atenções, por isso a cautela com ela está em mostrar-lhe que todos são importantes como pessoas.

IYEWA – EUÁ: Muito sensível e delicada a criança de Euá tem uma grande necessidade de aprovação para suas atitudes. Tranquila, sempre busca a harmonia entre os amigos. Boa confidente. Gosta de ajudar e proteger outras crianças, porém deve-se ter cautela com a instabilidade emocional.

OBÀ – OBÁ: A criança de Obá é atenta e competitiva. É amiga e gosta de compartilhar seus brinquedos com outras crianças. Expansiva, esta criança tem um grande senso de solidariedade. Deve se ter cautela com brincadeiras barulhentas para não despertar a ansiedade e a agitação.

IBÉJÌ – IBEJ: Ibéji protege as crianças, e em particular os gêmeos. As crianças sob sua proteção são alegres e falantes, é a criança mais popular da turma. Por isso, consegue fazer com que todos gostem de sua companhia. Por ser muito emotiva, a criança protegida por Ibéjì tende a desequilibrar o sistema nervoso.

ÒSÀGIYÁN – OXAGUIAN: A criança de Oxaguian é divertida e cheia de ideias inovadoras, porém por ser muito ativa quer fazer várias coisas ao mesmo tempo de forma apressada. Tendência a poucos amigos. É importante ajudá-la a focar-se em objetivos que lhe tragam benefícios.

ÒSÀLÚFÓN – OXALUFAN: A criança de Oxalufan é calma e inteligente passando a impressão de ser madura e decidida. Com personalidade muito forte, este pequenino já demonstra seu senso critico com seus amiguinhos. A cautela está em controlar a sua teimosia excessiva.

Báwo wá dára jé omodé (Como é bom ser criança!)

Resultado de imagem para CRIANÇAS DE AXÉ

Malala é um símbolo de esperança, resistência, luta, bravura e coragem que se recusou a curvar-se diante dos militantes do Talibã para obter os direitos de educação das meninas e mulheres em sua região natal do noroeste do Paquistão.

Já o indiano Kailash Satyarthi Satyarthi nascido em 1954 é um ativista de direitos das crianças na Índia, que tem estado na vanguarda do movimento global para acabar com a escravidão e exploração do trabalho infantil desde 1980.

Salve a força transformadora das crianças!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here